Bem vindo ao Curiosidades Globais







Vamos falar um pouco sobre um país que algumas pessoas têm perguntado. Não falei muito sobre ele porque, tendo estado lá, você sabe que não é do meu gosto pessoal em termos de lugares para morar. No entanto, dito isso, é um local fiscal favorável e há um monte de razões pelas quais algumas pessoas podem gostar de ir para lá. Para o tipo certo de pessoa, vale a pena ir e conferir. Então, vou discutir o país de Andorra hoje, falarei sobre para quem é bom, como é o sistema tributário, a obtenção de residência, serviços bancários e geografia. Vamos nos aprofundar.



Andorra, para aqueles que não estão familiarizados, é um dos menores países do mundo e fica na fronteira entre a Espanha e a França. Notavelmente, não tem aeroporto, então para chegar lá, você tem que vir de algum lugar da Espanha ou da França. Quando fui, fui via Barcelona e acho que são cerca de três horas de carro, em estradas com pedágio. Você acaba pagando um pouco para ir até lá, mas não é grande coisa. A proximidade da França e da Espanha provavelmente é atraente para muita gente. Na verdade, não há passagem de fronteira formal, como se houvesse uma área pela qual você dirige, mas você não carimba seu passaporte. É uma experiência interessante e diferente. Não faz parte da UE nem do Espaço Schengen, mas tem acesso efetivo ao Espaço Schengen, o que pode ser atraente para algumas pessoas.

Andorra é super pequeno, apenas algumas dezenas de milhares de pessoas. A capital, Andorra la Vella, tem cerca de 30-35.000 pessoas. É descrito por algumas pessoas apenas como um grande shopping center. A taxa de IVA em Andorra é de 4,5%, em oposição às altas taxas regulares na Europa. Muitas pessoas vêm lá especialmente para coisas como perfume. A seleção de compras não é grande, mas os preços são bons. Os preços são bons em um vídeo anterior quando estava falando sobre lugares para fazer compras.



É um país muito montanhoso, com muitas atividades ao ar livre como esqui. Basicamente, é florestas e montanhas. Se você quiser morar lá e está interessado na natureza e em estar longe das coisas, é um lugar que você definitivamente poderia considerar.

Em relação aos serviços bancários, Andorra costumava ser famoso por seu sistema bancário. Tinha cinco grandes bancos conhecidos como paraísos bancários offshore de alta qualidade. Mas por volta de 2015, houve problemas de lavagem de dinheiro e o governo dos EUA cortou alguns deles. Hoje em dia, ainda é possível fazer serviços bancários lá, mas não é mais como antes. Os custos são mais baixos em comparação com grandes bancos, mas os serviços não são excepcionais em termos de experiência e tecnologia.



Do ponto de vista fiscal, Andorra costumava ter imposto zero e implementou um imposto de 10, o que é razoável para a maioria das pessoas. As taxas de imposto sobre empresas também são de 10%. Isso pode ser benéfico para day traders de ações ou pessoas que desejam negociar ativamente ações de grandes empresas. As criptomoedas são tributadas à taxa normal de 10% de ganhos de capital.



Em relação à residência, é possível obter autorizações de residência lá, mas o processo pode ser lento e não é um ótimo lugar para formar empresas devido à burocracia e aos custos. Há limitações em operar empresas lá devido à falta de tratados fiscais e ao pequeno mercado.

Espero que isso lhe dê uma ideia de Andorra! Se tiver dúvidas ou estiver interessado em se mudar para lá, entre em contato conosco. E, sim, minha experiência geral é que é um lugar um pouco mais quieto e frio, mais para pessoas que gostam de uma vida mais rural e tranquila.

 

Se gostou deste conteúdo sinta-se a vontade para compartilhar com seus amigos!